segunda-feira, 20 de junho de 2011

Os outros "amores" > EROS

Chamaremos eros de “amor do chocolateeee”. Eu quero o chocolateeee. Eu o quero tanto, que se o conseguir irei consumí-lo sem ao menos pensar em como o chocolateee se sente. É exatamente assim que algumas pessoas tratam seus semelhantes.
É a paixão romântica dos poetas. Envolve forte atração física e desejo sexual. Acontece de repente e pode terminar de modo abrupto. O apaixonado não consegue controlar esse sentimento, intenso e irracional. Quem experimenta essa sensação inebriante não mede consequencias.Só uma coisa importa : ser correspondido.Não importa o que você tenha que fazer para conquistar tal.
EROS está representado no livro de Cantares (onde Salomão deleitava-se com a beleza de sua amada) e na tradução de Provérbios 7:18, onde uma prostituta faz o seguinte apelo: “Vem, embriaguemo-nos com as delícias do amor, até pela manhã”. Nesse versículo, “amor” é uma representação para eros.
A primeira palavra grega é eros. Aparece com freqüência na literatura grega secular, mas não na Bíblia. Eros é o amor totalmente humano, carnal, voltado para o sexo.
Esse tipo de amor pode até incluir algum sentimento verdadeiro, mas é, basicamente, atração física, desejo sexual e expectativa de satisfação pessoal. O eros apresenta-se como amor pelo outro mas é amor por si próprio.
Quando eros predomina a sua melhor declaração é “Eu amo você porque você me faz feliz”.... “Eu me sinto fortemente atraído por você... você me amará, você me diverte, você me dará prazer, eu me orgulho de você” Porém, quando uma ou mais destas características desaparecem, o amor morre. Esse tipo de amor só quer receber. O pouco que ele dá, é com o intuito de receber algo em troca. 
  Não se permita tão somente com EROS. Eros é essencial em uma relação, mas não o principal. Seja Ágape! Incondicional....

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Acho que felicidade é relativa. O que nos faz felizes pode entristecer outras pessoas.